quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os Quatro Olhares do Líder

O verbo olhar significa ver, enxergar, observar, examinar, perceber com muita atenção, discernir. Há pessoas que diferenciam olhar de ver. Será? O nosso Pai nos deu dois olhos para que vejamos ou olhemos muito bem. Dizem que o verdadeiro cego é aquele que não quer ver. Não quer ver o óbvio. A nossa visão é muito importante. Que privilégio podermos ver pessoas, natureza, letras, aqueles que amamos. Como é precioso olhar nos olhos. Mas gostaria de considerar os quatro olhares ou visões do líder, pois estas dimensões precisam ser observadas atentamente: O alto; o interior; o outro e a Natureza.

O líder olha para o alto, para cima. Este é o ensino de Paulo aos irmãos em Colossos: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da Terra” (3.1,2). Olhar e pensar nas coisas de cima são atitudes daquele que depende de Deus para o exercício da sua liderança. É de cima, do alto que vem o socorro: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Sl 121.1,2). É do alto que vem toda a boa dádiva e todo o dom perfeito (Tg 1.17). É de cima que se tem a melhor percepção. O olhar é mais amplo, abrangente. A perspectiva do alto é a perspectiva do discernimento. A sabedoria vem do alto. Devemos pedi-la a Deus com fé e a receberemos (Tg 1.5). Este olhar primário nos leva a outros olhares.

O líder olha para dentro de si à semelhança de Davi (Sl 139). À luz da Palavra de Deus, da Sua vontade, ele olha para dentro de si mesmo. É um autoexame à luz do padrão de Deus, do Seu caráter. O líder deve sempre fazer um exame de si mesmo. Avaliar-se é terapêutico. Saudável. Contribui para a saúde espiritual, emocional e física. Habilita-o para o exercício da sua liderança.

Ao indagar Pedro três vezes, o Senhor Jesus fê-lo olhar para dentro de si (João 21.15-17). A confrontação feita pelo Senhor tratou Pedro da sua arrogância e o levou a um compromisso mais profundo na liderança da Sua Igreja. Outro caso interessante é o texto de Romanos 7 – uma obra de autoanálise do apóstolo Paulo. Aqui ele, olhando para dentro de si à luz da ação do Espírito Santo, reconhece as suas mazelas, limitações e incoerências. Inspirado pelo Senhor, ele é humilhado. Por este olhar, à luz da Palavra de Deus, o líder recebe conteúdo ético. Ao olhar para dentro de si, ele é capaz de olhar com misericórdia e amor para o seu próximo, para o outro.


O líder olha atentamente para o outro. Ele o faz a partir da sua própria família. Foi isto que Paulo ensinou a Timóteo. Aqui é o olhar de servo. Jesus é o nosso maior exemplo, referencial. “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20.28). Ao lavar os pés dos discípulos, o Mestre quis ensinar pelo exemplo, que devemos servir uns aos outros com humildade: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13.15). Ele veio para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos.

Olhar para o outro é uma atitude de amor. Barnabé foi um exemplo, pois vendeu a sua propriedade e colocou o valor aos pés dos apóstolos para ser usado no sustento dos mais carentes (At 4.37). O líder deve ser sempre um servidor. Deve ter um olhar que o conduz a ajudar, a socorrer o necessitado. O olhar do samaritano o levou a socorrer o homem ferido. Os líderes da Igreja Primitiva ensinaram o povo a repartir, a olhar para as carências do próximo. O líder não só observa os seus liderados, mas toda a gente visando sempre servir com amor e para a Glória de Deus.

O líder olha para a natureza, para o meio ambiente. Ele o faz com espirito de mordomo, administrador competente. Cuidar do meio ambiente de forma responsável é uma tarefa sublime do líder. Uma das ordens de Deus para Adão foi a de cuidar da terra, da natureza como mordomo, administrador responsável, competente: “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15). Num tempo de tanto descaso e irresponsabilidade com a natureza, somos desafiados a andar na contramão. O líder deve fazer do meio ambiente uma bandeira bem hasteada. O seu amor pela Natureza leva-o a atitudes e atos concretos para a sua manutenção. Ele dá o exemplo e ensina apaixonadamente acerca deste assunto. Colocar o meio ambiente como disciplina a ser profundamente estudada é tarefa do líder eficiente e que teme Àquele que criou todas as coisas em Cristo Jesus (João 1.3).

O homem ou a mulher de Deus olha essas quatro dimensões fundamentais visando o exercício da liderança eficaz. Olhar para o alto revela adoração, dependência e convicção; olhar para o interior mostra sinceridade, coerência e humildade; olhar para o outro revela amor, solidariedade e missão; e olhar para o meio ambiente quer dizer consciência, responsabilidade e sensibilidade com o Criador, valorização do potencial dado por Deus para o nosso próprio bem-estar, nossa sobrevivência e um ato de obediência sempre visando a Glória de Deus, nosso Pai.

Autor: Oswaldo Jacob

Fonte: IASD EM FOCO

Um comentário:

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...