quarta-feira, 8 de junho de 2011

Lição da Escola Sabatina – Adoração

Estamos concluíndo o 2º Trimestre do ano de 2011 e estamos felizes em estudar a Lição da Escola Sabatina. Neste trimestre o tema é "Vestes da Graça" e muito temos aprendido até o momento. Você tem escolhido o melhor para a sua vida? Qual veste você está usando? Tem feito boas escolhas? E o seu caráter como está? Bom... quem está estudando sabe do que estou falando. Jesus é o nosso maior exemplo. Sua veste foi oferecida de graça a cada um de nós mediante o seu sacrifício na cruz, afim de nos salvar.

O terceiro trimestre se aproxima e já estamos ansiosos para conhecer a nova temporada de estudos. Preparem-se, a nova lição já está disponível para compra. Adquira agora mesmo no SELS (Serviço Educacional Lar e Saúde) mais próximo de sua casa ou através da Casa Publicadora Brasileira (CPB). http://www.cpb.com.br

 
3º (terceiro) trimestre de 2011
Tema das Lições:
  1. Adoração em Gênesis: duas de adoradores
  2. Adoração em Êxodo: compreendendo quem é Deus
  3. O sábado e a adoração
  4. Alegria diante do senhor: santuário e adoração
  5. Você é feliz, ó Israel !
  6. Adoração, musica e louvor
  7. Adoração nos salmos
  8. Conformidade, conceção e crise na adoração
  9. ” Não confie em palavras enganosas”: os profetas e a adoração
  10. Adoração: do exílio é á restauração
  11. Em espírito e em verdade
  12. Adoração na igreja primitiva
  13. Adoração no livro do Apocalipse

Adorem o Criador

Os versos de Apocalipse 14:6,7 ajudam a formar a base para nosso tema do trimestre, que é a adoração.

Primeiramente, João vê um anjo tendo um “evangelho eterno”, o evangelho da aliança eterna, a boa notícia de que Jesus Cristo viria, tomaria sobre Si a humanidade, e nessa humanidade  morreria como substituido pelos pecados do mundo. Portanto a morte de Jesus em nosso favor é fundamental à nossa adoração, a qual dever estar centralizada em nossa resposta à obra substitutiva de Cristo, que inclui não somente a cruz, mas Seu continuo ministério em nosso favor no santuário celestial (Hb 8:1).

Em Seguida, João nos diz que devemos “temer a Deus”.  Temer e amar a Deus são duas faces da mesma moeda: temer a Deus é ter respeito e reverência por quem é o criador e redentor, em comparação com quem somos: seres criados e redimidos. Nos cultos, quando tratamos Deus como uma espécie de amigo ou colega,  O agradamos e nos colocamos em um papel que não é nosso.

Somos também chamados a dar glória a Ele.  É fundamental perceber que a adoração diz respeito a Deus e não a nós. Precisamos ter certeza de que a adoração não esteja centralizada nas  pessoas, na cultura nem nas necessidades pessoais, mas em Deus.  Adoramos a Deus, não a nós mesmos;  portanto, a ênfase de adoração deve estar em dar glória a Ele, e não na musica, cultura ou estilo de adoração.
Por que somos orientados a temer a Deus e Lhe dar glória? Porque ” é chegada a hora do juizo”. Cristo não é apenas o redentor. Ele também é o juiz, que conhece os recessos mais íntimos do nosso coração.

Finalmente, somos instruidos a adorar o criador.  A criação é fundamental para toda a adoração, porque tudo que cremos, sem exceção, está apoiado no fato de que Deus é o criador.  Nós O adoramos porque Ele é o criador, redentor e juiz.

A linguagem de Apocalipse 14:7 reflete o mandamento do sabado (Ex 20:11), um dia inseparavelmente ligado à verdadeira adoração a Deus!

Neste trismestre, ao estudarmos sobre adoração, esses temas aparecerão repetidamente, pois são fundamentais para o significado da verdadeira adoração.

Rosalie Haffner (Lee) Zinke serviu por muitos anos como assistente pastoral e instrutora de bíblia em equipes de funcionarios de igrejas. Ela também trabalhou no ministério, durante 15 aos, com seu marido, que é pastor.

Notas: 1. As respostas colocadas na lição de sexta-feira são apenas sugestões do editor para início do estudo.  Não são, portanto, a posição final da igreja sobre o tema.

2 A versão bíblica adotada nesta Lição é a Almeida – Revista Atualizada  no Brasil, 2ª edição. Outras versões utilizadas são identificadas como segue:

NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje
NVI – Nova  Versão Internacional
RC – Almeida – Revista e Corrigida no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...