segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Bebida Certa

A bebida certa


Tomar refrigerante prejudica a saúde?

O refrigerante tem como ingredientes o açúcar (nos diet e light, adoçante), água gaseificada, extrato de noz de cola ou suco (de laranja ou limão) ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, e pelo menos sete aditivos químicos, que o leitor pode conferir na parte posterior da embalagem.

A água gaseificada é uma mistura de água e gás carbônico (CO2). Na hora de fechar a embalagem  do refrigerante é inserida uma dose extra de gás carbônico, procedimento que torna o líquido mais ácido. Em 350 mililitros de refrigerante há em média 39 gramas de açúcar branco. A dose diária de açúcar recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 50 a 75 gramas. Ou seja, o valor diário de açúcar branco é facilmente ultrapassável porque muitos alimentos têm açúcar escondido, o que leva a um consumo alto que pode provocar infecções, cáries, osteoporose, baixa imunidade, diabetes, etc.

As plantas noz de cola e guaraná, contêm metilxantinas, por isso são consideradas estimulantes do sistema nervoso central. Aditivos químicos na forma de antiespumantes, espessantes, corantes artificiais, reguladores de acidez, realçadores de sabor, conservantes, sequestrantes, entre outros, são usados sob regulamentações técnicas que determinam níveis de segurança para todas essas substâncias, sem, no entanto estabelecerem um consumo individual seguro do refrigerante.

Hoje, a oferta de refrigerantes é enorme, com os mais variados sabores e cores, além de uma propaganda que convence pessoas a consumir um produto nutricionalmente pobre, e por esse motivo suas calorias são chamadas de ”vazias”. Prefira, então, sucos naturais de frutas, são recomendados porque ofertam inúmeras vitaminas, minerais e antioxidantes para o bom funcionamento do organismo, o que ajuda a evitar doenças relacionadas à má nutrição. A água de coco, porque tem pouca gordura e calorias, nenhum colesterol e um equilíbrio natural de sódio, potássio, cálcio e magnésio, é uma bebida eletrolítica saudável. A água potável esta envolvida em todas as funções das células, órgãos e sistemas; nenhuma substância é mais abundante no corpo do que ela (70% das substâncias corporais são compostas de água).

A quantidade necessária de líquidos varia de pessoa para pessoa, porém recomenda-se para o adulto que a ingestão seja cerca de 30 a 40 mililitros por quilo de peso ao dia. Para uma pessoa de 65 quilos, equivale à ingestão de dois litros e meio de água (inclui, é claro todos os líquidos ingeridos no dia.)

fonte: Revista Vida e Saúde pag. 23

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE

Primeiros 10 minutos:

10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendadodiariamente.

Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque oácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:

O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro deinsulina.

O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe emgordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:

A absorção de cafeína está completa.

Suas pupilas dilatam, a pressãosanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente.

Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:

O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)

50 minutos:

O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestinogrosso, aumentando o metabolismo.

As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção decálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:

As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.

Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam.

Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.

Ficará irritadiço.

Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes.

Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!

Prefira sucos naturais e água potável.

             

Seu corpo agradece!*


Fonte: IASDONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...