sexta-feira, 11 de março de 2011

A Sacudidura da Igreja

“Os que têm tido grande luz e preciosos privilégios, mas não os têm aproveitado, com um ou outro pretexto nos abandonarão. Por não terem recebido o amor da verdade, serão colhidos pelos enganos do inimigo; darão ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, e se afastarão da fé..” – VI T 400 e 401

“Sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode grão no crivo, sem que caia na terra um só grão” (Amós 9:9).

“Sacudidura” é uma palavra figurativa usada em nossa igreja que designa uma experiência especial de seleção entre o povo de Deus. Esta palavra vem do ambiente agrícola, após a colheita os grãos são peneirados e sacudidos, método que descarta os grãos quebrados e a palha é soprada para fora.

“Minha atenção foi então dirigida ao grupo que eu vira e estava sendo fortemente sacudido. Foram-me mostrados os que eu antes vira a chorar e a orar com agonia de espírito. A multidão de anjos da guarda em seu redor fora duplicada, e estavam revestidos de uma armadura da cabeça aos pés. Marchavam em perfeita ordem, semelhantes a um grupo de soldados. Seus rostos expressavam o tremendo conflito que haviam travado, a luta angustiosa por que haviam passado. Contudo, seu rosto, antes assinalado pela severa angústia íntima, resplandecia agora com a luz e glória do Céu. Haviam alcançado a vitória, e esta suscitava neles a mais profunda gratidão, e santa e piedosa alegria.

“Diminuíra o número dos que faziam parte desse grupo. Ao serem sacudidos, alguns tinham sido arrojados fora do caminho. Os descuidosos e indiferentes que não se uniam com os que prezavam suficientemente a vitória e a salvação, para por elas lutar e angustiar-se com perseverança, não as alcançaram e foram deixados para trás, em trevas, e seu lugar foi imediatamente preenchido pelos que aceitavam a verdade e a ela se filiavam. Anjos maus se lhes agrupavam ainda ao redor, mas sobre eles não tinham poder...

“Perguntei o que havia operado esta grande mudança. Um anjo respondeu:

- ‘Foi a chuva serôdia, o refrigério pela presença do Senhor, o alto clamor do terceiro anjo’.” PE 271.

Influências Externas

O mundo que nos cerca estará conturbado antigos futuristas indicavam um mundo tecnológico onde não haveria lugar para a religião e a fé, no entanto, Satanás sabedor que há um povo que se levantará com a bandeira de Cristo, têm preparado sua contrafação:

“A experiência do passado há de repetir-se. No futuro as superstições de Satanás assumirão novas formas. Erros serão apresentados de maneira agradável e lisonjeira. Falsas teorias, revestidas de trajos de luz, apresentar-se-ão ao povo de Deus. Assim procurará Satanás enganar se possível, até os escolhidos. As mais sedutoras influências serão exercidas; mentes serão hipnotizadas.” III TS 270 e 271
“... os que inundam o mundo com ceticismo, são inspirados pelo inimigo caído, que é também estudante da Bíblia, sabe qual a verdade essencial para o povo e empenha-se em distrair as mentes das grandes verdades destinadas a prepará-las para o que está prestes a sobrevir ao mundo...” idem.

“Aproximam-se rapidamente os dias em que haverá grande perplexidade e confusão. Satanás vestido com roupas angelicais enganará se possível, os próprios escolhidos. Haverá muitos deuses e muitos senhores. Os ventos de todas as doutrinas estarão soprando... O Senhor tem servos fiéis que durante o tempo de sacudidura e de provas surgirão para a cena.” 5 T págs. 80 e 81.

As cenas serão dramáticas, a história da igreja e a deste mundo estão a caminho de sua conclusão, não podemos ser distraídos de nosso objetivo nesta vida, que é irmos para o Céu.

O momento de crise quer na vida pessoal ou coletiva de uma nação ou de uma igreja, é que demonstra o real valor de um povo. É sob a provação que o nosso verdadeiro eu reaparece, mostrando onde realmente depositamos nossa confiança.

“Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas que não tem sido santificada pela obediência à verdade, abandona sua posição, passando para as fileiras do adversário.” GC 608.

Que terrível situação será esta, daí nossa preocupação nos folhetos anteriores de destacarmos a importância do trabalho do Espírito Santo em nossa vida como essencial a nossa salvação.

Chamamos a sua atenção sobre o companheirismo que Deus quer ter com você, a ponto de habitar em você.

Ressaltamos que o Espírito Santo planeja e traz orientação para sua vida e que você deve procurar viver em modéstia de conduta e refinamento de vida.

O cristianismo prático não se revela somente na igreja, mas, especialmente no dia a dia na comunhão diária e constante com Deus, é quando ninguém que conhecemos está por perto quando temos a escolha de sermos honestos nos negócios e impostos, na escolha de nossos companheiros para a vida, em nossa aparência pessoal que reflete nosso interior, é a vida prática do dia a dia que reflete o nosso grau de compromisso com Jesus.

Ele Está Entre Nós

Engana-se aquele que julga que o tempo destes acontecimentos ainda está no futuro distante. Na realidade o tempo da sacudidura está entre nós, isto é, o processo de peneiramento já tem começado a anos passados e vem se desenvolvendo até atingir o clímax dos acontecimentos proféticos.

Na realidade o tempo de sacudidura se junta ao tempo de julgamento celeste, onde a igreja é passada em revista como antecipação ao retorno de Cristo, o justo continuará fazendo justiça e o injusto será joeirado e continuará fazendo injustiça.

Influências Internas

“Perguntei a significação da sacudidura que eu vira, e foi-me mostrado que era determinada pelo testemunho direto contido no conselho da Testemunha Verdadeira à igreja de Laodicéia. Isto produzirá efeito no coração daquele que o receber, e o levará a empunhar o estandarte e propagar a verdade direta. Alguns não suportarão esse testemunho direto. Levantar-se-ão contra ele, e isto é o que determinará a sacudidura entre o povo de Deus.” PE 270.

Recapitulando, o conselho da Testemunha Verdadeira, Jesus, é o seguinte:

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!... pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, afim de que vejas... sê pois, zeloso e arrepende-te...” (Apoc. 3:15-18).

Alguns não suportarão esse testemunho direto [...] vale ressaltar o seguinte sobre uma significativa parcela de crentes antes do retorno de Cristo ao planeta Terra:

• Mornidão, isto é, apatia espiritual, meros freqüentadores e não discípulos e adoradores.
• Orgulho de seus sentimentos religiosos que lhe dão uma falsa segurança.
• Condição real de pecado e afastamento.
• Há uma oportunidade de arrependimento, Cristo garante o Seu amor pela Igreja.
• A salvação e a perdição são individuais, cabe então purificar a fé, confessar pecados e abandoná-los e como conseqüência ser coberto com a justiça de Cristo.
• Andar no Espírito, isto é, receber a unção para que vejas. Ter uma vida de consagração genuína.

Falsas Teorias

Ninguém em sã consciência abandona a fé. A verdadeira fé é trocada por uma falsa fé, que, por sua vez, lhe dá uma falsa segurança, baseada em falsas promessas:

• No futuro as superstições de Satanás assumirão novas formas.
• Falsas teorias, revestidas de trajos de luz, apresentar-se-ão ao povo de Deus.
• O Maligno empenha-se em distrair as mentes das grandes verdades destinadas a prepará-las para o que está prestes a sobrevir ao mundo.
• Satanás vestido com roupas angelicais enganará.
• Muitos não estarão santificados pela obediência à verdade.
• Os ventos de todas as doutrinas estarão soprando.
• Não suportarão o testemunho de Apocalipse 3:18 (o Testemunho trata da “Justificação pela Fé” unicamente pelo sacrifício de Cristo).
• Muitos se levantarão contra ele (o testemunho).

“O Espírito de Deus tem iluminado cada página dos Escritos Sagrados, mas há aqueles sobre os quais pouca impressão eles fazem, por serem imperfeitamente compreendidos. Ao vir a sacudidura, pela introdução de falsas teorias, esses leitores superficiais não ancorados em parte alguma, são como a areia movediça. Escorregam para qualquer posição para agradar a tendência de seus sentimentos de amargura... Daniel e Apocalipse devem ser estudados, bem como as outras profecias do Velho e Novo Testamentos... o Espírito Santo brilhando sobre as páginas sagradas, abrir-nos-á o entendimento...” TM 112.

“Alguns não suportarão esse testemunho direto. Levantar-se-ão contra ele, e isto é o que determinará a sacudidura entre o povo de Deus”. – PE 270.

Alguém pode perguntar: “Que falsas teorias serão estas?”
Serão teorias que contradizem a Testemunha Fiel:

• Ela aconselha “comprar ouro”, uma fé refinada pelo amor. Satanás firmará muitos na apatia espiritual ou no fanatismo.
• E também “vestiduras brancas” que são a justiça de Cristo, a doutrina da Justificação pela Fé. Muitos serão levados a “salvação” pelas obras, legalismo ou ao formalismo, graça barata.
• E “colírio para ungir os olhos”, atuação do Espírito Santo. Neste caso poderá haver uma falsa manifestação do Espírito, descaracterizando Sua pessoa ou adulterando Sua obra com manifestações místicas, falsificando também as interpretações proféticas especialmente de Daniel e Apocalipse.

A Vitória Final da Igreja Militante

“Satanás obrará milagres para enganar; exaltará o seu poder como supremo. Poderá parecer que a igreja esteja por cair, porém não cairá. A igreja permanece enquanto os pecadores de Sião serão cirandados e lançados fora: a palha será separada do trigo precioso. Esta será uma prova terrível, e, no entanto deverá ocorrer. Ninguém senão aqueles que têm estado vencendo pelo sangue do Cordeiro e da palavra do Seu testemunho será achado com os que são leais à verdade, sem mancha alguma de pecado, sem engano em sua boca.” – II ME 380.

Autor: Pr. Wladimir Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...